Doença Celíaca
Você sabia que a doença celíaca pode não ser tão rara quanto pensamos?
Um estudo recente publicado em 2023 pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, revelou que podem ter muito mais pessoas com doença celíaca se for devidamente investigada. O estudo envolveu 638 alunos de medicina, todos voluntários e sem diagnóstico prévio de doença celíaca.
Os resultados foram surpreendentes: dos 638 alunos, apenas 57 não apresentaram nenhum dos sintomas relacionados à doença celíaca. Isso sugere que muitos de nós podem estar vivendo com sintomas sem saber.
Ao final do estudo, 13 dos 186 alunos que participaram de todas as etapas da pesquisa foram diagnosticados com doença celíaca. Isso representa 6,99% do grupo, uma taxa significativamente maior do que a prevalência global estimada de 1 a 2%.
Lembre-se, para cada pessoa com doença celíaca diagnosticada, existem de 3 a 10 pessoas não diagnosticadas. O diagnóstico tardio pode levar a complicações graves e outras doenças autoimunes.
Vamos aumentar a conscientização sobre a doença celíaca e a importância de um diagnóstico precoce. Compartilhe esta postagem e ajude a espalhar a palavra!
Quer saber mais ? Siga nosso Instagram
