Obesidade: Alguns impactos semelhantes ao alzheimer no cérebro

Os efeitos da obesidade no cérebro são semelhantes aos da doença de Alzheimer, é o que afirma um estudo publicado recentemente.

Foram analisados dados de neuroimagem de mais de 1.300 idosos, incluindo aqueles com doença de Alzheimer e aqueles que eram cognitivamente saudáveis, obesos mas sem outras doenças ou magros.

Dados de neuroimagem mostram que obesidade e doença de Alzheimer estão ligadas à atrofia da matéria cinzenta em regiões do cérebro envolvidas na atenção e áreas envolvidas na razão, resolução de problemas e compreensão.

Esse padrão de atrofia cerebral estava presente em indivíduos obesos, mas sem outras doenças – ou seja, eles não tinham comorbidades como por exemplo diabetes tipo 2.

A obesidade na meia-idade tem sido mostrada em vários estudos como um fator de risco para demência. A perda de peso em indivíduos obesos/sobrepeso na meia-idade pode diminuir o risco de neurodegeneração e demência.

É importante lembrar que a obesidade não é só um problema estético, mas também pode ser a origem de diversas doenças e afetar a sua qualidade de vida agora e no futuro. Mas não se preocupe, pequenas mudanças na alimentação e atividade física podem ajudar a diminuir o risco de neurodegeneração e demência. Cuidar da sua saúde nunca é tarde demais!

Procure um nutricionista para te ajudar a começar agora mesmo a cuidar da sua alimentação e qualidade de vida. Garanta um futuro mais saudável para o seu cérebro e para o seu corpo.

Quer saber mais ? Siga nosso Instagram

Deixe um comentário